PUBLICADO NÚMERO 61 DA REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO

2013-04-26

É com grande satisfação que informomos à comunidade acadêmica que o Número 61 da Revista da Faculdade de Direito da UFMG já se encontra publicado em nossa página na internet, www.direito.ufmg.br/revista, onde pode ser acessado de forma livre, gratuita e imediata.

A publicação do Número 61 é especial, pois marca o início das comemorações dos 120 Anos da Revista, publicada desde 1894, dois anos após ter sido fundada a Faculdade, sendo o segundo periódico científico mais antigo do Brasil. Para comemorar tal data, ao longo dos últimos meses, a equipe editorial da Revista desenvolveu uma pesquisa para o Projeto de Restauração, Conservação, Microfilmagem, Digitalização e Divulgação de todo o acervo, desde o primeiro número, publicado por Affonso Penna em 1894, e impresso pela Tipografia do Fórum de Ouro Preto, até os Números atuais.

A execução do projeto, único no Brasil, está sendo possibilitada com o fundamental apoio da Fundação Professor Valle Ferreira e é desenvolvido pelo Arquivo Público Mineiro, que ficará responsável pela guarda dos microfilmes - únicos documentos com valor legal equivalente aos originais - de todo o nosso acervo. Estimamos que até o final de 2013, toda a nossa coleção esteja integralmente disponível na internet.

Ademais, a partir do presente Número, a Revista passa a fazer parte da Publishers International Linking Association, por meio da qual passamos a contar com o Digital Object Identifier (DOI), um número-padrão único que permite a localização e o acesso de materiais publicados na web, garantindo-se a segurança dos artigos e os direitos de autor.

Finalmente, informamos que foi enviado relatório para reclassificação da Revista junto ao sistema Capes-Qualis e esperamos que a Revista atinja o estrato B1.

Tendo em vista tais mudanças, que consolidam a tradição de constante renovação da Revista da Faculdade de Direito da UFMG, vem a lume uma nova capa, que substitui a figura do antigo edifício da Faculdade de Direito e dá lugar ao quadro do artista mineiro Jarbas Juarez Antunes, de 1997, presente no auditório da Faculdade, e que, na figura central de Tiradentes, ressalta a liberdade como princípio fundante do Estado Democrático de Direito.