INICIADO PROCESSO DE RESTAURAÇÃO DO ACERVO DA REVISTA

2013-05-22

Após a elaboração de Projeto para a Resturação, Conservação, Microfilmagem e Digitalização de todo o acervo da Revista da Faculdade de Direito da UFMG, a Fundação Professor Valle Ferreira concedeu apoio financeiro para a consecução do Projeto e finalmente foi iniciado o trabalho de restauração, que está a cargo do Arquivo Público Mineiro.

Todo o acervo, cujo Número inicial data de 1894, quando foi impresso o primeiro exemplar da Revista pela Tipografia do Fórum de Ouro Preto, então capital de Minas Gerais, será disponibilizado para todo e qualquer pesquisador de forma livre, gratuita e imediata, por meio do site da Revista.

Trata-se de importante e valiosa produção científica, que reproduz toda a tradição acadêmico-jurídica do Brasil Republicano. Artigos antes inacessíveis ao grande público serão disponibilizados, visto que apenas a Biblioteca da Faculdade de Direito da UFMG detém o acervo completo da Revista.

Vale ressaltar que todo o acervo será microfilmado. O microfilme é o único formato diverso do original que tem valor legal. São 25 volumes a serem restaurados e 78 que serão microfilmados e digitalizados. A expectativa da equipe do Arquivo Público Mineiro é de que todo o trabalho esteja concluído ao final de 2013.

A equipe editorial da Revista aproveita a presente oportunidade para publicamente agradecer à Fundação Professor Valle Ferreira pelo apoio concedido para a consecução do Projeto.

Clique aqui para acessar o inteiro teor do Projeto, bem como os reparos de restauração a serem realizados nos Números mais antigos.