FINALIZAÇÃO DO PROJETO RESTAURAÇÃO E MEMÓRIA HISTÓRICA

2014-04-02

Prezados membros da comunidade acadêmica da Vetusta Casa de Afonso Pena e da Universidade Federal de Minas Gerais,

“Encetando a publicação de sua Revista, vem a Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais da capital do Estado de Minas Gerais contribuir com o seu modesto auxílio para o estudo do Direito, pedra angular sobre que repousam as sociedades humanas.” (Conselheiro Affonso Penna, no lançamento da Revista da Faculdade de Direito, em 21 de junho de 1894).

É com grande alegria que compartilhamos a finalização do Projeto Restauração e Memória Histórica da Revista da Faculdade de Direito da UFMG, que completa 120 anos em 21 de junho de 2014. Está agora disponibilizado todo o acervo da Revista, desde 1894, com acesso livre, gratuito e imediato pelo endereço: http://www.direito.ufmg.br/revista

Na geografia do saber e fazer jurídicos, Afonso Pena, Augusto de Lima e João Pinheiro sinalizam mais do que logradouros, mas invocam a união de esforços para difundir ideais e as correntes de pensamento oriundas do fervilhar e dinamismo que identificam a Faculdade Livre de Direito.

Foram cerca de 17.900 páginas microfilmadas e digitalizadas graças ao trabalho da equipe de Restauro, Digitalização e Microfilmagem do Arquivo Público Mineiro, realizado com recursos da Fundação Valle Ferreira (um dos editores e também docente da Casa em priscas eras).

O trabalho, fruto de muitas mãos, contou com estudantes e servidores técnico-docentes da nossa Faculdade, nas diferentes fases e etapas: Marco Amaral Mendonça, Thiago Aguiar Simim, Gabriela Godoy Correa de Araujo, Lucas de Oliveira Gelape, Rosali Ramos Diniz e Profa. Mônica Sette Lopes.

O Projeto Memória para a UFMG é o testemunho da história do Ensino Jurídico no Brasil, da crônica da vida acadêmica, político-social de um Brasil republicano até o presente, que reclama uma profissionalização da pesquisa em Direito a qual permita espaço e voz, inclusive aos pós-graduandos daqui e de alhures.

Não poderíamos deixar de mencionar a presença e entusiasmo da Profa. Daniela de Freitas Marques, companheira atenta ao cuidado com a preservação da memória e identidade dessa Casa onde assinala, com sua dedicação, erudição e lealdade a causa do ensino publico superior, o motivo pelo qual tantos aqui estão e nela querem ingressar.

Saudações Acadêmicas,

Profa. Dra. Fabiana de Menezes Soares
Diretora-Editora
Revista da Faculdade de Direito da UFMG
www.direito.ufmg.br/revista