CHAMADA DE TRABALHOS PARA NÚMERO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO PROFESSOR WASHINGTON ALBINO

2012-08-13

Prezados Professores, Pesquisadores e Estudantes,

 

Levamos ao conhecimento da comunidade acadêmica que estamos organizando um Número Especial da Revista da Faculdade de Direito da UFMG em homenagem ao Professor Washington Peluso Albino de Souza.

 

Como é do conhecimento da comunidade acadêmica, o Professor Washington Albino, que foi professor titular e emérito da Faculdade de Direito da UFMG, é responsável pela criação do Direito Econômico enquanto ramo didático-científico autônomo da Ciência do Direito, criando a cadeira de Direito Econômico e trazendo-a para a grade curricular obrigatória das faculdades de direito do Brasil. Vale ressaltar, ademais, que o Professor Washington Albino desempenhou notável papel no desenvolvimento do planejamento na Administração Pública, na década de 1950, em defesa do monopólio do petróleo. Na Faculdade de Direito da UFMG, enquanto diretor, introduziu o modelo de co-gestão administrativa.

 

Para que possam integrar o Número Especial em homenagem ao Professor Washington Albino, os trabalhos enviados devem versar sobre o Pensamento e Obra do Professor Washington Peluso Albino de Souza e sua contribuição à Ciência do Direito e à sociedade.

 

Os trabalhos deverão ser enviados até o dia 1° de fevereiro de 2013 para o e-mail revista@direito.ufmg.br. Os artigos deverão ser inéditos, ter de 15 a 25 páginas, resumo de, no máximo 250 palavras e palavras-chave. O título, resumo e palavras-chave deverão ser apresentados, também, em inglês. Os autores poderão ser professores ou estudantes e deverão ser vinculados a uma instituição de ensino com Pós-Graduação em Direito stricto sensu. As colaborações devem seguir as normas da Revista, disponíveis aqui.


Como é do conhecimento de V. Sa., avulta a importância desta colaboração o fato de se tratar do órgão oficial de comunicação da produção científica de nossa Faculdade, pelo qual se mantém o canal de contato com as principais entidades congêneres do Brasil e do exterior, além de incrementar a permuta de publicações especializadas, de nível universitário, com o que se promove o enriquecimento e a permanente atualização de nossa Biblioteca.

 

Os trabalhos enviados serão avaliados por meio do sistema de Dupla Avaliação Cega, por meio do qual os avaliadores desconhecem a identidade dos autores. Além de publicados na tradicional versão impressa de nossa Revista, enviada a bibliotecas e faculdades de direito de todo o Brasil e do mundo, os trabalhos aprovados também serão publicados neste site, para acesso livre, gratuito e imediato.


Certos de contar com o seu valioso atendimento,


Subscrevemo-nos,


Professora Fabiana de Menezes Soares

Diretora-Editora