OS LIMITES ENTRE A EXPLORAÇÃO E A ESCRAVIDÃO NO CICLO DA CERA DE CARNAÚBA - DOI: 10.12818/P.0304-2340.2020v77p87

Autores

  • Cristiana Costa da Rocha

Resumo

A cera de carnaúba passou a ocupar lugar de destaque no conjunto das exportações do Piauí nos primeiros anos do século XX, e teve seus tempos áureos a partir de 1940, quando o estado superou o Ceará, até então considerado
o principal produtor da cera. Embora inovações tecnológicas tenham sido introduzidas na preparação da cera, para extração do pó, os trabalhadores do nosso tempo ainda executam atividades já consideradas rudimentares nos
seus tempos áureos. Trata-se de um trabalho árduo, braçal, descrito pelos nossos entrevistados como passíveis de danos irreversíveis à saúde. Além dos danos causados à saúde, esses processos resultam, ainda, em perdas no plano ecológico, pelo excesso de cortes a que são submetidas as carnaubeiras. No ano de 2014, foi flagrado o primeiro grupo de trabalhadores em condição de trabalho escravo em áreas arrendadas para a extração do pó da carnaúba no Estado. A partir das experiências de famílias de trabalhadores extrativistas, pretendemos compreender os mecanismos que favorecem o processo de naturalização da exploração nesse tipo de atividade, claramente toleradas por grupos tradicionais e passadas de geração a geração, e os limites entre a exploração e a escravidão pensados tanto pelos trabalhadores como pelo Estado. Além de fontes orais, foram analisadas fontes escritas, acessadas em acervos da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - SRTE, Ministério Público do Trabalho – MPT. A pesquisa foi iniciada no âmbito da Rede de Ação Integrada para Combater a Escravidão - Raice, CPT/CDVBH-CB, e continuada através do Programa de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC.

Referências

BRASIL. Acidentes do Trabalho e outras providências. Decreto-Lei nº 24.637, 10 de jul. de 1934.

CARVALHO, João Carlos Monteiro de. Tendências recentes do campesinato brasileiro. IN: Camponeses no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1978.

CÓDIGO PENAL, 1940. Disponível em: http://www.amperj.org.br . Acesso em 11. Dez. 2009.

FERRERAS, Norberto O. Trabalho Análogo a de Escravo: debates em torno de um conceito transacional. In: FIGUEIRA, Ricardo Rezende. PRADO, Adonia Antunes. GALVÃO, Edna Maria (Org.). Trabalho Escravo Contemporâneo: estudo sobre ações e atores. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2017.

CDVDH, CPT. Entre Idas e Vindas: novas dinâmicas de migração para o trabalho escravo. 1 ed. São Paulo: Urutu-Branco, 2017.

FONTENELE, Hamanda Machado de Meneses. Terra Rica, Homem Pobre: Aspectos Socioeconômicos piauienses nos tempos áureos da cera de carnaúba (1930-1960). Monografia (Licenciatura Plena em História) – Universidade Estadual do Piauí, 2018.

JORNAL O PIAUÍ, 13 de junho de 1951 p. 02.

LEVI, Giovanni. Economia camponesa e o mercado de terra no Piemonte do Antigo Regime. In: Exercícios de micro-história. OLIVEIRA, Mônica Ribeiro de; ALMEIDA, Carla Maria Carvalho de (org.). 1ª Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

MARTINS, José de Sousa. A Sociedade vista do Abismo: novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2002.

MAGNO, José. Entrevista realizada por Cristiana Costa da Rocha em

09.2015 no município de Luís Correia.

MOTA, Walter. Sobre as necessidades de mecanização da produção de cera de carnaúba. In: CORREIA, Benedito Jonas; LIMA, Benedito dos Santos (org.).O livro do centenário da Parnaíba. 1 ed. Parnaíba: Gráfica América, 1946. p. 342-343.

MOURA, Edno de Carvalho. Entrevista realizada por Cristiana Costa da Rocha em 09.09.2015 no município de Teresina.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Convenção nº 29.

Disponível em <http://www.oitbrasil.org.br. Acesso em: 10. out. 2009.

OLIVEIRA, Valdinar Oliveira e Maria Lúcia de Oliveira. Entrevista realizada por Cristiana Costa da Rocha em 15.10.2015 no município de Luís Correia.

PARNAÍBA. Almanaque da Parnaíba, 1937, p. 183.

PIAUÍ. Diário Oficial do Estado. Relatório de Governo apresentado ao

presidente Getúlio Vargas pelo interventor Landry Salles Gonçalves - 1931-1935, Teresina: Imprensa Oficial, p 114.

PIAUÍ. Diário Oficial do Estado. Relatório de Governo apresentado pelo

governador Pedro de Almendra Freitas (1952)

PIAUÍ. Diário Oficial do Estado. Relatório de Governo apresentado pelo

interventor federal Leônidas de Castro Melo ao Presidente Getúlio Vargas (1938), p10.

QUEIROZ, Teresinha de Jesus. Economia Piauiense: da pecuária ao extrativismo. 2ª Ed. Teresina: EDUFPI, 1998.

ROCHA, Cristiana Costa. A vida da Lei, A Lei da Vida: conflitos pela terra, família e trabalho escravo no tempo presente. 2015. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ.

ROCHA, Cristiana C. Rede de Ação Integrada para Combater a Escravidão – Raice. Relatório de Pesquisa Piauí apresentado à CPT, 2016.

____. FERRERRAS, Norberto (org.). Trabalho e Trabalhadores no Brasil: experiências, deslocamentos, modalidades e resistência. – Niterói: EDUFF, 2017.

STRE. Relatório de Fiscalização (Pontes Indústria de Cera do Piauí, Ltda – Parnaíba, PI). MTE: 13.08 a 05.09.2014, p.16.

SILVA, Valdemir Pereira da. Entrevista realizada por Cristiana Costa da Rocha em 29.09.2015 no município de Luís Correia.

THOMPSON, E. P. Costumes em Comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Dossiê Temático