DIREITOS HUMANOS E TRABALHO DECENTE - DOI: 10.12818/P.0304-2340.2020v77p167

Autores

  • Marcela Soares

Resumo

O atual período histórico demonstra que os retrocessos em curso são produtos da necessidade de superar a crise estrutural do capital, que inviabiliza a manutenção das reformas democrático-burguesas nos países centrais ou sua conquista nos países de capitalismo dependente. As contrarreformas trabalhistas, em curso, parecem objetivar
um padrão hegemônico de naturalização das formas de exploração do trabalho escravo contemporâneo. A apreensão de como as relações de exploração da força de trabalho se desenvolvem e a interpretação de como efetivar os direitos humanos são cruciais para o debate sobre o trabalho decente. Nesta pesquisa utilizou-se as publicações recentes da OIT, literatura pertinente sobre as condições de exploração da força de trabalho, trabalho escravo contemporâneo e trabalho decente. Além da análise das entrevistas realizadas na X Reunião Científica Trabalho Escravo e Questões Correlatas. Dessa forma, a investigação sobre os fundamentos da vida social burguesa, com ênfase na análise das contradições que permeiam a defesa da emancipação política e os direitos conquistados nesta ordem societária são
primordiais.

Referências

ABRAMO, Laís. Uma década de promoção do trabalho decente no Brasil: uma estratégia de ação baseada no diálogo social. Genebra/Brasília: OIT, 2015.

AMARAL, Ângela.; MOTA, Ana Elizabeth.; PERUZZO, Juliane. O novo

desenvolvimentismo e estratégias de enfrentamento das desigualdades sociais na América Latina. V JOINPP, Maranhão: V JOINPP, 2011.

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da Servidão. São Paulo: Boitempo, 2018.

__________. O continente do labor. São Paulo: Boitempo, 2011.

BELTRAMELLI NETO, Silvio; BONAMIM, Isadora Rezende; VOLTANI, Julia de Carvalho. Trabalho decente segundo a OIT: uma concepção democrática? Análise crítica à luz da teoria do contrato social. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, Santa Maria, RS, v. 14, n. 1, maio 2019.

BONENTE, Bianca Imbira. Desenvolvimento em Marx e na teoria econômica: por uma crítica negativa do desenvolvimento capitalista, Niterói: EDUFF, 2016.

CARCANHOLO, Marcelo. Neoconservadorismo com roupagem alternativa: a nova Cepal dentro do Consenso de Washington. In: CASTELO, R. (org.).Encruzilhadas da América Latina no século XXI, Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2010.

___________. Crise econômica atual e seus impactos para a organização da classe trabalhadora. In: Revista Aurora. ano IV número 6 – Agosto de 2010b.

CASAGRANDE, Cássio. O dano moral e a dignidade na régua do salário. In: CASAGRANDE, Cássio; CARELLI, Rodrigo. Reforma Trabalhista: reflexões críticas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018.

CHESNAIS, François. Les dettes illégitimes – quand les banques font main basse sur les politiques publiques. Paris: Raisons D’Agir, 2011.

CONFORTI, Luciana. A interpretação do conceito de trabalho análogo ao escravo no Brasil: o trabalho digno sob o prisma da subjetividade e a consciência legal dos trabalhadores. Revista Anamatra. Brasília: Anamatra. 2017.

DELGADO, G.N. Direitos humanos dos trabalhadores: perspectiva de análise a partir dos princípios internacionais do direito do trabalho e do direito previdenciário. Revista do Tribunal Superior do Trabalho. São Paulo, v.77, nº3, p.59-76, jul./set, 2011.

DUAYER, Mário; ESCURRA, María Fernanda; SIQUEIRA, Andrea Vieira. A ontologia de Lukács e a restauração da crítica ontológica em Marx. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 17-25, jan./jun. 2013. p.17-25.

ENGELS, Friedrich. Anti-Dühring. São Paulo: Boitempo, 2015.

FERNANDES, Florestan. A revolução Burguesa no Brasil - Ensaio de

interpretação sociológica. 5º Ed. São Paulo: Editora Globo, 2006.

__________. Capitalismo Dependente e Classes sociais na América Latina. 4º Ed. São Paulo: Global Editora, 2009.

FILGUEIRAS, Vitor. Regulação da terceirização e estratégias empresariais: o aprofundamento da lógica desse instrumento de gestão da força de trabalho. Cadernos do CEAS, Salvador, n. 239, p. 742-770, 2016.

HARVEY, David. A Condição Pós-Moderna – Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2010.

HOBSBAWN, Eric. A Era das Revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra,

23ªed.

KEYNES, John Maynard. M. Teoria geral do emprego, do juro e do dinheiro – inflação e deflação. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

LINDEN, Marcel van der . São Precário: uma nova inspiração para historiadores do trabalho. In: MATTOS, Marcelo Badaró. et al. (Orgs.) História das relaçõesde trabalho: Brasil e Portugal em perspectiva global. Coleção Observatório da Classe Trabalhadora. Rio de Janeiro: Consequência, 2017.

LUCE, Mathias Seibel. Teoria Marxista da Dependência. Problemas e categorias - Uma visão histórica. São Paulo: Expressão Popular. 2018.

LUKÁCS, Georgy. Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo, 2012.

________. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Temas de Ciências Humanas, tradução de Carlos Nelson Coutinho, São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, n. 4, p. 1-18, 1978.

_________. La Destruction de la Raison: L’irrationalisme Moderne de Dilthey a Toynbee. Paris: L’arche, C1959. 2 V.

MAIOR, Jorge Luiz Souto; ROCHA, Bruno Gilga Sperb., A história da

ilegitimidade da lei n.13.467/17. In: MAIOR, J.L.S; SEVERO, V. S. Resistência. Aportes teóricos contra o retrocesso trabalhista. São Paulo: Expressão Popular, 2017.

MARANHÃO, César. Desenvolvimento social como liberdade de mercado: Amartya Sen e Renovação das promessas liberais. In: MOTA, Ana Elizabeth. (orgs.) As ideologias da contrarreforma e o serviço social. Recife: Ed, UFPE, 2010.

MARINI, Ruy Mauro. A crise do desenvolvimento. In: CASTELO, Rodrigo. (org.). Encruzilhadas da América Latina no século XXI. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2010.

MARX, Karl. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo, 2013.

_______. O capital, V. I, t. 2, São Paulo: Abril Cultural, 1984.

MÉSZÁROS, István. A montanha que devemos conquistar. São Paulo: Boitempo, 2015.

__________.Filosofia, Ideologia e Ciência Social. São Paulo: Boitempo, 2008.

__________. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.

NETTO, José Paulo Desigualdade, pobreza e Serviço Social. Revista Em Pauta, Rio de Janeiro: FSS/UERJ, nº19, 2007.

OIT. Futuro do Trabalho no Brasil: Perspectivas e Diálogos Tripartites, Brasília: OIT, 2018.

OIT. Documento de Proyecto (PRODOC): Promoción de trabajo decente para personas en situación de vulnerabilidad. Brasília: OIT, 2017.

OLIVEIRA, Francisco. Os direitos do antivalor: a economia política da

hegemonia imperfeita. Petrópolis: Vozes, 1998.

PRADO, Fernando Corrêa. e MEIRELES, Mônica Ribeiro de Freitas. Teoria marxista da dependência revisitada: elementos para a crítica ao novodesenvolvimentismo dos atuais governos de centro-esquerda latino-americanos. In: CASTELO, Rodrigo. (org.). Encruzilhadas da América Latina no século XXI, Rio de Janeiro, Pão e Rosas, 2010.

RODGERS, Gerry et al. The International Labour Organization and the quest for social justice, 1919–2009. Geneva: ILO, 2009.

PERUZZO, Juliane Feix; VALENTIM, Erika Cordeiro do Rego Barros. A

ideologia empreendedora: ocultamento da questão de classe e sua funcionalidade ao capital. Temporalis, Brasília:ABEPSS, a.17, n. 34, jul/dez 2017.

SARTORI, Vitor. Direito e socialismo? A atualidade da crítica de Marx e Lukács ao Direito. Revista Direito e Práxis. Rio de Janeiro:FD/UERJ, vol.5, nº 9, 2014, pp.277-300.

_________.Friedrich Engels e o duplo aspecto da liberdade. Revista da Faculdade de Direito. Belo Horizonte: FD/UFMG, nº 68, 2016, pp.707-755.

Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo. Agenda Municipal do Trabalho Decente de São Paulo. Prefeitura de São Paulo, 2016.

SEVERO, Valdete Souto; MAIOR, Jorge Luiz Souto. Manual da reforma

trabalhista. Pontos e contrapontos. Porto Alegre/São Paulo: Editora Sensus, 2017.

SOARES, Marcela. País dos megaeventos e da violação dos direitos trabalhistas e humanos. In: FIGUEIRA et al (orgs). Discussões contemporâneas sobre trabalho escravo: teoria e pesquisa. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.

_______.A Política de Geração de Emprego e Renda no Octênio 2003-2010: Degradação sob o véu da liberdade. Tese de doutorado. Rio de Janeiro.PPGSS/ESS-UFRJ, 2012.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Dossiê Temático