A NECESSIDADE DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PARA O ACESSO À INFORMAÇÃO QUALIFICADA NO COMÉRCIO DE DIAMANTES LAPIDADOS DO MERCADO DE CONSUMO BRASILEIRO - DOI: 10.12818/P.0304-2340.2021v78p285

Autores

  • Maurício da Silva Borges
  • Simone Patrícia Aranha da Paz
  • Dennis Verbicaro

DOI:

https://doi.org/10.12818/P.0304-2340.2021v78p285

Resumo

O trabalho tem por objetivo discutir a relação consumerista dos diamantes lapidados no que diz respeito ao fornecimento pelo fornecedor das informações completas e necessárias acerca da natureza de tal produto: natural, melhorado, artificial ou imitado. Demonstrarse-á a dificuldade de obtenção de informações através de análises de seis amostras de gemas inorgânicas, obtidas através do método de Espectroscopia de Infravermelho Por Transformada de Fourier (FTIR), pelo equipamento o Nicolet 6700 Spectrometer (Thermo Electron Corporation), provando a complexidade da relação por exigir equipamentos tecnológicos que normalmente são acessíveis aos grandes laboratórios, universidades e a pesquisadores de grande treinamento prático e especializado conhecimento técnico. Neste contexto, é evidente a fragilidade do consumidor em função da necessidade imprescindível da informação, demonstrando que, para haver o equilíbrio das relações entre fornecedores e consumidores atinentes ao comércio de diamantes lapidados e a joalheria a eles associada, perpassa pela aplicação de tecnologias com maior grau de sofisticação para, consequentemente, satisfazer as lacunas informacionais da relação em discussão.

Publicado

2021-12-22

Edição

Secção

Artigos