PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL: ACESSIBILIDADE E ALTERIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DO ACOLHIMENTO - DOI: 10.12818/P.0304-2340.2024v85p459
DOI:
https://doi.org/10.12818/P.0304-2340.2024v85p459Resumo
A pós-graduação possibilita a formação de
pesquisadores, difusores do conhecimento e
a carreira de docente que permite representação
e projeção social. Pensar na pessoa com
deficiência (PCD) na pós-graduação é pensar
numa possibilidade de emancipação e ressignificação
de seu papel social. Todavia, tal
percurso apresenta diversas dificuldades, de
modo que o problema que orienta esta pesquisa
é: sob quais condições a dimensão de
alteridade intrínseca à acessibilidade atitudinal
pode implicar a construção de uma pedagogia
do acolhimento no sistema nacional de
pós-graduação brasileiro? A hipótese é pela
insuficiência da mera inserção sem a acessibilidade.
O objetivo geral de pesquisa é propor
uma dimensão de acessibilidade da PCD na
pós-graduação a partir da ética da alteridade,
fundamentada em Emmanuel Lévinas. Os
objetivos específicos do texto, que se refletem
em suas seções de desenvolvimento, são: a)
expor a dimensão da acessibilidade e educação
da PCD na pós-graduação, com ênfase na perspectiva finalística desta categoria; e b) formular
uma dimensão ética de acessibilidade à
PCD na pós-graduação a partir de Emmanuel
Lévinas. A metodologia utilizada é a metafenomenologia
levinasiana, valendo-se, inclusive,
de relatos de PCD. Ao final formulou-se
uma proposta de pedagogia do acolhimento.
PALAVRAS-CHAVES: Pessoa com deficiência
na pós-graduação. Acessibilidade atitudinal.
Pedagogia do acolhimento. Emmanuel Lévinas.